top of page

Parasitologia

Exame parasitológico de fezes

EXAME DE FEZES

A) CONSERVAÇÃO

As fezes podem ser conservadas em refrigeração (2° a 8° C- nunca congelar amostra).

Exame parasitológico de fezes pode fornecer ao clinico uma serie de informagoes, nao somente com relação aos disturbios do trato digestivo, como tambem de enfermidades localizadas em outros órgaos. As amostras podem ser destinadas tambem a exames, bacteriológicos, virológicos ou químicos.

B) COLETA

Em animais de grande e medio porte, o ideal e que se colha o material diretamente da ampola retal por toque retal, manual ou digital. Para aqueles animais que nao permitem este tipo de manipulagao ou em locais que dificultem o procedimento, devemos coletar a porção superior das fezes excretadas normalmente, que nao teve contato com o solo.

Existe ainda a possibilidade de se fazer um lavado retal, via sonda, para coletar o material para analise. Para tanto, deve-se utilizar uma sonda plastica acoplada a uma seringa que e introduzida no reto do animal, injetar o liquido de lavagem e puxar em seguida o embolo da seringa. Um volume de cerca de 10 a 20 ml de lavado retal eo suficiente.

Raspado de pele

Utilizado para diagnóstico das dermatites parasitarias (sarnas).

A) COLETA

Coletar o raspado de pele nas bordas da lesão, raspando profundamente ate que ocorra sangramento utilizando preferencialmente lâmina de bisturi e, se possivel, envia-la junto. Em animais de pelo comprido, corte o pelo ate cerca de 1,0 cm da pele. É de extrema importancia que o animal nao esteja sendo tratado por no minima 15 dias, para evitar resultado falso negativo.

B) ARMAZENAMENTO E ENVIO

SARNA DEMODECIA

O material obtido aderido à lâmina de bisturi, pode ser depositado em uma lamina de vidro, enviar a lâmina de bisturi junto com o raspado, colocar em frasco de coleta. O tempo de armazenamento pode ser de ate 48 horas.

bottom of page